LICENCIAMENTO 2019 BA – CONSULTA, VALOR, TABELA, DETRAN

Cobrado pelo Departamento de Estadual de Trânsito da Bahia, o Licenciamento 2019 BA nada mais é do que uma taxa veicular anual e obrigatória que deve ser paga por contribuintes baianos que possuam veículos automotores de vias terrestres em sua propriedade.

O Licenciamento BA deverá ser pago anualmente, juntamente com outros dois tributos veiculares obrigatórios: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro Obrigatório, o DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

No entanto, apesar de ser obrigatório e de sua grande importância, a maior parte dos contribuintes baianos sequer sabe o que é e para que serve o Licenciamento 2019, e por este motivo, convidamos você a ler um pouco mais sobre esta taxa veicular obrigatória nas próximas linhas deste artigo. Preste muita atenção!

Licenciamento 2019 BA

O pagamento do Detran BA Licenciamento é fundamental para garantir a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que é mais conhecido pela sua sigla CRLV, e que é um documento cujo porte é obrigatório e que permite que licenciar o veículo.

No entanto, sua importância vai bem além disto, já que é por meio de seu pagamento que é possível provar que o veículo em questão se encontra apto para circular livremente pelas vias, já que ele confirma que ele se encontra dentro de todas as normas estipuladas, tanto em relação à segurança, quanto em relação ao meio ambiente.

LICENCIAMENTO 2019 BA

Quando o pagamento é efetuado pelo contribuinte, ele recebe o CRLV, que é o documento que irá comprovar perante a fiscalização que o veículo se encontra totalmente regularizado.

Leia Também:

Seu pagamento poderá ser feito juntamente com o pagamento do Seguro Obrigatório, o DPVAT, e também juntamente com o pagamento do IPVA, por meio do sistema chamado de Cota Única.

Consulta Licenciamento BA (Valor)

Importante demais para o contribuinte que deseja manter o pagamento deste tributo veicular rigorosamente em dia será procurar consultar o valor do Licenciamento Bahia, que poderá ser feito por meio de um procedimento simples, diretamente no site do DETRAN BA.

Siga o passo a passo a seguir e confira como realizar a consulta do Licenciamento Bahia. Confira:

LICENCIAMENTO 2019 BA


Passo 1 – Acessando o seguinte link oficial (www.servicos.detran.ba.gov.br), o contribuinte poderá iniciar o procedimento de consulta do valor do Licenciamento 2019 BA.


Passo 2 – Será fundamental que sejam inseridos nos campos correspondentes o número do RENAVAM e o número da placa do veículo que será consultado, sendo essencial também, que sejam preenchidos todos os dados obrigatórios.


Passo 3 – Depois de marcar na opção que indica que não se trata de um robô, o contribuinte terá de clicar na opção “Consultar”, sendo redirecionado para uma página na qual será possível não apenas consultar o valor do Licenciamento BA, mas também de outros tributos, como o IPVA, por exemplo.


Tabela Licenciamento 2019 BA

LICENCIAMENTO 2019 BA

Será muito importante para o contribuinte baiano que deseja pagar rigorosamente em dia esta taxa veicular obrigatória que ele procure acompanhar uma ferramenta de consulta divulgada anualmente pelo DETRAN da Bahia.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Nesta Tabela Licenciamento BA é divulgado um calendário com os meses para que os pagamentos do tributo sejam realizados, sempre respeitando o número final da placa dos veículos.

Seguindo esta Tabela Licenciamento 2019 BA, o contribuinte não correrá o risco de esquecer do pagamento desta taxa veicular obrigatória, evitando sanções legais, tais como pagamento de multa por atraso, entre outras coisas.

Por conta da mudança anual de datas, é necessário ao contribuinte procurar se guiar sempre pela Tabela Licenciamento Bahia do ano em exercício, já que esta ferramenta é divulgada anualmente atualizada com as datas corretas.

Pagamento Licenciamento 2019 BA

LICENCIAMENTO 2019 BA

Para facilitar a vida dos contribuintes baianos, o DETRAN BA tornou o procedimento de pagamento do valor do Licenciamento 2019 BA muito simples e prático, permitindo que seu pagamento possa ser realizado em qualquer agência bancária de qualquer instituição financeira presente no estado da Bahia.

Outro ponto que facilitou em muito a vida dos contribuintes da Bahia tem a ver com a guia de pagamento, já que agora não é mais necessário que seja impressa uma guia para que o pagamento seja realizado.

Leia Também:

Realizando o procedimento que mostramos anteriormente para consultar o valor do Licenciamento BA, o contribuinte poderá visualizar os valores que estão pendentes e que necessitam de regularização.

Depois de verificar quais são as pendências, o contribuinte deverá se dirigir até uma agência bancária ou até uma casa lotérica para efetuar o pagamento informando o número do RENAVAM e o número da placa do veículo em questão.

Após entregar o valor correspondente ao pagamento do Licenciamento Bahia, o contribuinte deverá aguardar o pagamento ser processado e pegar o comprovante deste pagamento, pois ele será importante.


O que acontece se não pagar o Licenciamento 2019 BA?

Para que o carro circule de maneira legal nas vias do país, é necessário que o condutor do veículo pague o tributo que é a taxa de Licenciamento 2019. Caso o pagamento não seja efetuado, o motorista terá algumas preocupações até se regularizar novamente.

Se o condutor for parado descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, com o licenciamento vencido ou sem o documento, estará sujeito a penalidade da multa, perderá 7 pontos na carteira e ainda terá seu carro guinchado pelo órgão fiscalizador. O carro só terá condições de sair do pátio do Detran BA depois que a regularização da quitação da dívida for comprovada.

O condutor tem a possibilidade de realizar o pagamento em qualquer ponto de atendimento dos Bancos do Brasil, Bradesco ou SICOOB (internet, fone-fácil, agências). Após a quitação do imposto, o CRLV estará disponível para retirada presencial dentro de, no mínimo, 48 horas na unidade do DETRAN BA, de registro do veículo. Caso não esteja disponível, o documento será enviado para o endereço de registro do proprietário do veículo.

Licenciamento 2019 BA

Os Correios são os responsáveis pela entrega da documentação aos proprietários dos veículos, caso os Correios não entreguem o documento em um prazo máximo de 30 (trinta) dias, de posse do comprovante de residência atualizado, motorista poderá se dirigir ao DETRAN sede ou CIRETRAN / RETRAN e conferir se o endereço cadastrado está correto, além de ter direito a solicitar a reimpressão do CRLV. Caso haja alguma inconsistência, atualize seus dados e solicite uma 2ª via do CRLV.

Há locais em que os Correios não realizam entregas domiciliares, como por exemplo, em zona rural. Nessa situação o documento ficará disponível nos postos dos Correios pelo prazo de 30 (trinta) dias.

Se você não está em dia com o pagamento do Licenciamento BA, e, consequentemente se encontra em situação irregular do veículo, calma, pois o pagamento do mesmo ainda poderá ser efetuado normalmente, mas com um acréscimo de multa e juros contados a partir da data do vencimento.


Agora, ele poderá, entre outras coisas, solicitar a renovação do CRLV, regularizando seu veículo automotor e podendo circular tranquilamente pelas vias, sem correr o risco de sofrer qualquer tipo de sanção legal ou receber qualquer tipo de cobrança de multa.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do licenciamento 2019 BA deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *