LICENCIAMENTO 2019 MA – CONSULTA, VALOR, TABELA, DETRAN

Anualmente, os contribuintes maranhenses precisam se programar para pagar taxas e impostos importantes, e um dos mais importantes é o Licenciamento 2019 MA, que é cobrado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, o DETRAN MA.

O Licenciamento MA, assim como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro Obrigatório (DPVAT – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), precisa estar com o pagamento em dia para viabilizar o procedimento para licenciar o veículo.

Importante demais para os contribuintes, o Licenciamento 2019, no entanto, não é totalmente compreendido, especialmente no que diz respeito ao que ele é de fato e para que ele serve. Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar mostrá-lo com mais clareza para você. Preste muita atenção!

Licenciamento 2019 MA

O Licenciamento Maranhão é uma taxa veicular obrigatória que é cobrada todos os anos pelo Detran MA, e seu pagamento é fundamental para quem deseja obter a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Este documento permite ao contribuinte realizar o procedimento para licenciar seu veículo, comprovando perante a fiscalização que ele está apto para circular livremente pelas vias, sem oferecer qualquer risco à segurança de seus ocupantes e de outras pessoas.

LICENCIAMENTO 2019 MA

O Licenciamento 2019 MA é cobrado juntamente com o IPVA e o DPVAT, sendo fundamental para o contribuinte conseguir licenciar seu veículo procurar manter seus pagamentos sempre em dia.

Leia Também:

E para conseguir fazer isto, o contribuinte precisará se programar e procurar se organizar melhor financeiramente, já que o não pagamento, além de inviabilizar a renovação do CRLV, também acarretará a cobrança de multa por atraso e outras sanções legais.

Consulta Licenciamento MA (Valor)

A melhor forma de conseguir se programar e se organizar para fazer o pagamento do Licenciamento MA sempre em dia será procurando acessar o site do DETRAN MA. Acesse o passo a passo a seguir. Acompanhe:

LICENCIAMENTO 2019 MA


Passo 1 – Acesse (www.detran.ma.gov.br/) e espere a pagina carregar completamente para ter acesso a todos os recursos.


Passo 2 – A consulta do valor do Licenciamento MA será feita na página inicial, com o contribuinte clicando na opção que diz “Licenciamento”, que estará posicionada logo abaixo da categoria “Veículos”.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 3 – Para consultar o valor do Licenciamento MA o contribuinte deverá inserir o número do RENAVAM no campo indicado e depois clicar na opção “Consultar Débito”, para que todos os débitos que tenham alguma relação com o Licenciamento MA apareçam.


Tabela Licenciamento 2019 MA

LICENCIAMENTO 2019 MA

Uma ferramenta fundamental que também auxiliará aos contribuintes que desejam se programar melhor para pagar esta taxa veicular obrigatória será a Tabela Licenciamento MA, que é divulgada todos os anos de modo atualizado pelo DETRAN MA.

A consulta a esta tabela permitirá ao contribuinte visualizar o calendário anual de pagamento do valor do Licenciamento 2019 MA, que terá as datas para pagamento e os finais de placa relacionados, possibilitando a este contribuinte fazer o pagamento dentro do prazo de vencimento.

Leia Também:

É importante entender que esta Tabela Licenciamento MA poderá ser consultada diretamente no já citado site oficial do Detran Maranhão, e ela será atualizada diretamente pelo órgão, sendo necessário consultar a tabela do ano vigente para evitar problemas.

O contribuinte deverá estar sempre atento a estas informações, pois será por meio delas que ele conseguirá manter o pagamento do Licenciamento MA sempre regularizado e poderá licenciar seu veículo tranquilamente.

Pagamento Licenciamento 2019 MA

LICENCIAMENTO 2019 MA

Através dos Correios, o Detran MA envia todos os anos o extrato para o pagamento do Licenciamento 2019 MA às casas dos contribuintes, e este envio acontece até o vigésimo dia do mês de pagamento.

Nos casos em que o extrato para pagamento do Licenciamento MA sofra algum tipo de extravio ou seja perdido pelo contribuinte, o mesmo terá de se dirigir até um ponto de atendimento do Detran MA mais próximo de sua residência para solicitar a emissão da segunda via para pagamento.

O pagamento do Licenciamento Maranhão poderá ser feito em qualquer casa lotérica ou em qualquer agência bancária de uma das instituições financeiras que são autorizadas a receber este pagamento no estado. São elas as seguintes:

  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Popular;
  • Banco do Brasil.

Para realizar este pagamento em qualquer uma das opções citadas, o contribuinte deverá estar com o extrato para pagamento em mãos (ou com a segunda via), e com os seguintes documentos de identificação:

  • CPF;
  • Documento de identidade com foto (RG);
  • Número do RENAVAM do veículo em questão.

O pagamento deverá ser feito dentro do prazo de vencimento, e será fundamental que o contribuinte guarde o comprovante de pagamento que será gerado por conta do procedimento realizado.

Ao pagar em dia o Licenciamento 2019 MA, o contribuinte garante que conseguirá licenciar seu veículo e que o tornará apto para circular nas vias por conta de estar entre os veículos que são considerados regularizados pela fiscalização estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *