Licenciamento 2019 – Tabela, Consulta e Pagamento → (DETRAN)

Sabemos que a necessidade de termos um veiculo automotor atualmente passou a ser uma questão de necessidade onde no país que vivemos o sistema de transporte público é bastante precário. Mas ao comprar um veículo devemos prestar contas ao estado através dos impostos, um deles é o licenciamento 2019.

Os impostos sobre o veículo, serve como um controle para cada estado sendo fiscalizado através do Detran, órgão responsável por coordenar, controlar e executar a política de trânsito, prestando um serviço de qualidade, com credibilidade, na busca permanente de um trânsito seguro.

Nesse artigo disponibilizamos algumas informações para que você proprietário de veiculo automotor fique por dentro de todos procedimentos necessários para está com seu carro ao moto em dia e sem preocupações. Confira Agora!

O que é o Licenciamento 2019?

Licenciamento 2019O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículos) é conhecido como licenciamento, o CRLV é um documento que concede o direito de livre tráfego ao veículo. Sua liberação ocorre somente após a quitação de todas as dívidas perante ao órgão responsável como seguro obrigatório, IPVA e multas.

A vistoria anual veicular é o processo de renovação do documento de porte obrigatório, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), condicionado à verificação das condições de tráfego do veículo, e anualmente, os proprietários de veículos recebem em casa a guia de recolhimento com o valor referente à atualização do CRLV.

O licenciamento foi criado com o objetivo de assegurar que todos os veículos transitando no Brasil se encontram dentro dos padrões definidos por lei para estar circulando por todas as ruas dos estados. É um procedimento de caráter obrigatório e todo carro, moto ou caminhão deve apresentar o licenciamento.

Consulta Licenciamento 2019

Licenciamento 2019Para consultar seu licenciamento 2019, é bastante fácil, basta acessar o site do DETRAN, e você poderá consultar como está a situação do seu veiculo. Como Multas, Licenciamento, débitos pendentes e tirar todas as duvidas que você tenha em relação às transações do seu veiculo e da sua carteira de habilitação.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Para entrar no site basta você colocar na barra de pesquisa do seu navegador o endereço do Detran do estado correspondente ou pode colocar na barra de pesquisa DETRAN e a sigla do seu estado. No site você deverá informar o número do RENAVAM e os dados solicitados.

Existe a opção de ser feito de forma presencial. Para isto, basta que o motorista apresente as seguintes documentações:

  • Pagamento do DPVAT do ano atual;
  • Recolhimento da taxa de licenciamento;
  • Licenciamento do ano transito;
  • Comprovante de pagamento do IPVA do ano passado e atual;
  • Em caso de multas, apresentar o comprovante de pagamento das mesmas.

Tabela Licenciamento 2019

A tabela de pagamento do licenciamento é responsável por estipular os prazos limites que cada contribuinte deve realizar a quitação desse imposto, essa tabela sofre uma atualização anual por isso é importante fica atento aos prazos. A mesma fica disponibilizada no site do Detran do seu estado para todos condutores poderem consultar.

Essa tabela licenciamento varia de acordo com cada estado, e para que não haja transtornos para aqueles condutores que viajam de um estado para o outro a tabela que fica vigente é a do estado que foi cadastrado o veiculo.

Pagamento Licenciamento 2019

Licenciamento 2019O pagamento é feito através da guia de recolhimento que é emitida no próprio site do Detran da sua região, tendo o boleto em mãos o pagamento pode ser realizado através dos correios ou em qualquer agencia de atendimento do Detran.

Poderá ser realizado também através do Banco do Brasil, basta no caixa emitir a guia de pagamento informando somente o numero do “RENAVAM” e comparecer ao auto atendimento para realizar a quitação.

Após efetuar o pagamento do licenciamento 2019, o proprietário do veículo recebe na própria residência, com o tributo devidamente quitado, no prazo de oito dias úteis. Trafegar sem esse documento em mãos além de multa, você corre o risco de ter seu carro e seus documentos apreendidos.


Através desse artigo você pode ver que é importante lembrar aos motoristas, que o único documento de porte obrigatório, que sempre deve estar junto com o veículo, é o documento original de licenciamento. Portanto, vale a pena dar uma checada sempre nos seus documentos e verificar tanto a validade quanto a legalidade destes.

Se restou alguma dúvida pendente relacionado ao licenciamento 2019, não hesite em deixa-lá nos comentários que assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *